Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O estágio

O estágio é a melhor ferramenta de inserção do jovem no mercado de trabalho. Se essa oportunidade não veio na graduação, a pós-graduação pode ser uma nova chance pra fazer isso, diz o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior.
A Lei do Estágio permite isso As regras são as mesmas: carga horária de seis horas diárias, com tempo máximo de estágio de dois anos em uma mesma empresa. O contrato também segue os mesmos moldes da graduação: é um compromisso firmado entre a universidade, a empresa e o aluno, com o objetivo de assegurar que o estágio seja uma experiência de aprendizado, e não um trabalho. As oportunidades, porém, ainda são bem restritas devido o desconhecimento tanto dos estudantes de pós-graduação quanto das próprias empresas, que não sabem que a lei permite o estágio.
No estágio o maior ganho é de experiência prática, não é o ganho  financeiro. É nesta fase que o estagiário irá  desenvolver suas competências comportamentais e técnicas,irá adquirir conhecimento organizacional e de fazer networking. O ganho financeiro será conseqüência e virá com o tempo.
Além das empresas, é possível fazer estágio na própria área acadêmica (nas coordenações de curso nas universidades), no terceiro setor e até mesmo em órgãos públicos. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por exemplo, abriu neste ano processo seletivo para 70 vagas de estágio para alunos de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu em áreas como engenharia florestal, biologia, geologia e direito ambiental.
Se você está cursando Pós Graduação e ainda não estagiou, esta é a hora!
Desejo a todos muito sucesso!
Profa. Madalena Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
Uma Mulher dinâmica, Alegre e que ama está entre família.

Seguidores