Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

" O QUE È MARKETING? " - Marketing

    Marketing é um conjunto de estratégias desenvolvidas após estudos e pesquisas, para vender um produto, um serviço ou uma imagem.

É preciso uma comunicação integrada e uma relação transparente com fornecedores, revendedores, sócios e clientes, eles ajudam construir e manter a reputação da empresa. Para que o marketing seja efetivo é preciso estar atento aos 4 P´s: Criada na década de 50, a Teoria dos 4 P's foi, durante todos estes anos, a base do marketing pois, através destas variáveis, se poderia administrar o composto mercadológico de uma empresa. E, para refrescar a memória, quais são estas variáveis ?
· PRODUTO - é algo oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, podem sertangí­veis (fí­sico) ou intangí­veis (serviços). São oferecidas marcas próprias ou produtos de franquias que são produtos já conhecidos no mercado.
· PREÇO -é a expressão monetária do bem ou serviço, é aquilo que a empresa espera receber em troca de um bem, um serviço ou uma idéia. Existem diversas variáveis que os consumidores buscam ou comparam em um produto, entre elas qualidade, quantidade, assistência técnica, serviços, mas sem sombra de dúvida o preço é, provavelmente, o mais facilmente comparado pelo consumidor no momento da compra. Para determinar o preço é preciso avaliar o lucro, a concorrência, custos fixos, estrutura, sazonalidade do produto (período com maior fluxo de vendas), vida útil, e alguns outros fatores.
· PROMOÇÃO - é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse desenvolvendo uma comunicação a fim de levar o consumidor à realmente adquirir o produto, satisfazendo a sua necessidade, e maximizando o lucro da empresa. Pode-se usar alguns canais de comunicação como: rádio, jornal, tv, outdoor, busdoor, panfleto, revista, pintura em muro, boletins, mural, cinema, mail list, mala direta, site, fax, e alguns outros.
· PONTO DE VENDA (ou Canal de Distribuição) - é a partir da distribuição que o consumidor final terá acesso a oferta do produto, este passa por alguns elos na cadeia de distribuição que são os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final. Quanto mais intermediadores mais caro o custo de PdV - Ponto de Venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
Uma Mulher dinâmica, Alegre e que ama está entre família.

Seguidores