A Pesquisa de Clima Organizacional, quando bem aplicada, possibilita um diagnóstico preciso através do mapeamento da satisfação das pessoas, sem levantar muitas expectativas.
Pontos importantes a serem observados na realização da pesquisa:
• Informe amplamente sobre a pesquisa e seus objetivos; motive a participação de todos;
• Não utilize amostras predeterminadas, elas representam fontes de informações erradas;
• Conduza o processo com um consultor ou uma consultoria independente, isso credibiliza as ações e oferece mais certeza no sigilo das informações e dos pesquisados;
• Obtenha o compromisso e o alinhamento do comitê sobre o sigilo e o anonimato, isso é imprescindível para a qualidade dos resultados esperados;
• Não utilize os longos e aborrecedores questionários, parta do princípio que nunca conseguirá perguntar todo o necessário;
• Concentre o foco nos atributos mais importantes e agrupe os atributos em blocos;
• Divulgue os resultados da pesquisa para todos os empregados;
• Execute e comunique o que foi feito para toda a empresa;
• Repita a pesquisa após 18 mêses(preferencialmente), este é um bom prazo para solidificar ações implantadas.
• No mais, acredite que as pessoas que trabalham com você têm vontade de ser melhores. Crie as condições, e elas serão os agentes de mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário